quarta-feira, 26 de outubro de 2016

COLUNA DE NOTÍCIAS.

Por Anchieta Santos: 
Prefeito de Água Branca promete que não deixará um centavo de débito para o sucessor pagar
Fadiga de material. 50 anos de uma mesma família no poder. Foram, segundo o próprio Prefeito de Água Branca, Tarcisio Firmino (PSB), as razões para a sua derrota na disputa pela reeleição. Falando ontem à Cidade FM, Tarcísio que perdeu para Tom (PMDB) por diferença de 115 votos, disse que em nenhum momento pensava em derrota, pois as pesquisas de monitoramento que acertara 100% para vereador, onde seis de seu palanque foram eleitos, apontava sua vitória com boa margem.
Tarcísio assegurou que não deixará um centavo de débito para o futuro prefeito de Água Branca. E continuou: “Mais de 3 milhões estão assegurados em emendas para execução de obras como reforma de Hospital, construção de Quadra Esportiva, Campo de futebol e etc., inclusive após a campanha esteve em Brasília defendendo os recursos;  o 13º dos professores já foi pago e ainda pretende pagar o 14º como fez durante os 3 anos de gestão.
Vai deixar o governo enxuto com apenas 52% da receita comprometida com pessoal; já escalou a equipe que fará a transição para o futuro governo e a 1ª reunião acontece no dia 28 e destacou não usar a máquina pública na eleição, inclusive disse que as despesas no período eleitoral foram as mesmas dos meses anteriores.
Tarcísio informou que não pensa em voltar a disputar a prefeitura de água Branca, mas não descartou ser o candidato da região à Assembleia Legislativa da Paraíba. Provocado por um ouvinte a dar consultoria para prefeitos de Tabira e região, Tarcísio Firmino disse que o Pajeú tem um dos prefeitos mais preparados do Brasil, Patriota de Afogados da Ingazeira, com capacidade comprovada na Amupe e condições inclusive de presidir a CNM-Confederação Nacional dos Municípios.
Serratalhadense acusado pela morte de Conselheiros Tutelares em Poção, é preso no Maranhão
Informações do Portal Nayn Neto, dão conta que o serratalhadandense, Welington Silvestre dos Santos, vulgo “Chave de Cadeia”, foi preso nesta terça-feira (25), no interior do Maranhão. Segundo as primeiras informações, o Delegado Titular da 5ª Regional de Pinheiro-MA e sua equipe efetuaram a prisão por porte ilegal de arma de fogo.
Ao ser verificado no sistema de informação, foi que se teve noção da alta periculosidade do suspeito. Welington Silvestre dos Santos, vulgo “Chave de Cadeia”, é natural da cidade de Serra Talhada-PE, é um dos homens mais procurados do Estado de Pernambuco e é acusado, dentre outros crimes, de haver cometido, juntamente com o serratalhadense, Egon Augusto Nunes de Oliveira (preso em Abaetetuba, no Pará, em março de 2015), um quádruplo homicídio que vitimou Conselheiros Tutelares na cidade de Poção-PE. As mortes dos três conselheiros tutelares e de uma idosa no mês de fevereiro no município de Poção, no Agreste do estado, foi acertada por R$ 45 mil.
João Paulo, o único sobrevivente do PT
Pela pesquisa do Ibope divulgada ontem, encomendada pela Folha de PE e pela TV Globo, só um milagre salvará João Paulo (PT) de uma derrota acachapante, no Recife, no próximo domingo. Ele é o único “sobrevivente” do PT, em capital, neste 2º turno, mostrando que ainda tem força e prestígio eleitoral. Se o projeto deste ano der errado, como tudo indica que dará, o próximo será a Câmara Federal em 2018.
Shopping Serra Talhada será aberto ao público no início de 2018, prevê grupo JDS
O empresário Murilo Duque, um dos sócios do Shopping de Serra Talhada, o primeiro do gênero no Sertão do Pajeú, disse em coletiva de imprensa nesta segunda na sede da CDL que o grupo JDS, criado para tocar o projeto, está confiante de que o cenário político e econômico do país não alteraram a disposição do grupo em tocar as obras. A inauguração acontecerá até agosto, mas não representa efetivamente a entrega à população. A partir daí, começa a ocupação por parte das empresas que irão integrar o leque de marcas do empreendimento. Em 2018, as atividades deverão ser abertas ao público.
Patriota empolgado com possibilidade de novos cursos superiores e requalificação da Rio Branco
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, disse em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que está tentando destravar dois projetos importantes junto ao Ministério das Cidades: o da iluminação do Estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão e requalificação da Avenida Rio Branco com as praças entre Correios e o entroncamento da Avenida Arthur Padilha.
Sobre a requalificação da Rio Branco, disse Patriota que o projeto está bem adiantado. Do Ministro Bruno Araújo, ouviu a informação de que será lançado um programa dia 11 de  cartão de crédito popular para reformas e melhoria habitacional, com limite de até R$ 5 mil para pequenas reformas.
No pacote de boas notícias, a luta para que o IFPE tenha os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, em Alimentos e Engenharia Civil. Também o de um Auditório e Biblioteca para o IF Afogados. Já o curso de Direito que pretende fazer com que faça parte da grade da Fafopai, diz Patriota, depende de Projeto de Lei que passará pela Câmara para se criar uma faculdade integrada na constituição da Autarquia.
De notícia ruim, o ambiente encontrado no Ministério da Saúde. “Entregamos 17 documentos com pendências, fruto de recursos atrasados em várias áreas. Na saúde, nem o governo anterior nem esse regularizou os repasses do Caps.  Vamos ter que reduzir despesas. Ainda estão pagando emendas de 2015. Até o programa de ACS tem atrasos”.
O gestor disse que 2017 ainda é um ano de muita indefinição por conta do cenário agravado pela seca. Quanto aos próximos meses, previu que novembro, dezembro e janeiro serão de aperto. “Estamos com esperança de que haverá recuperação da economia” em 2017.
Dois mundos em debate: Evandro reclama de herança; Adelmo diz que não terá dificuldades
Os prefeitos eleitos de São José do Egito e Itapetim, Evandro Valadares e Adelmo Moura, ambos do PSB, estiveram no Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Na pauta, os desafios administrativos que terão nas suas cidades a partir de 2017. O tom do discurso revelava o que cada um enfrentou nesta campanha.
Enquanto Adelmo falava em uma transição harmoniosa, por estar recebendo a gestão do aliado Arquimedes Machado, Evandro criticou a herança que deverá receber da gestão de Romério Guimarães. Evandro Valadares confirmou que já está pedindo votos para ser  o novo coordenador do Cimpajeú.
Adelmo defendeu entendimento dos prefeitos e um Consórcio que tenha menos conversa e mais resolutividade. Os dois revelaram que já tem definição prévia de apoiar o atual Secretário de Agricultura Nilton Mota para Estadual.
Por: Radar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário