Após a conclusão do Eixo Leste das obras de transposição, que já estão levando água do São Francisco para a Paraíba, começando pela cidade de Monteiro, os políticos de Pernambuco deram-se as mãos para pressionar o governo federal a terminar ainda este ano a Adutora do Agreste. Trata-se da mais importante obra hídrica do Estado, que necessita de apenas 680 milhões para levar água do “velho Chico” para 69 localidades daquela região, que é a mais seca de Pernambuco, embora muita gente ache que é o Sertão. Numa espécie de “força-tarefa” pela conclusão desta obra, o governador Paulo Câmara pediu anteontem ao presidente Michel Temer que não corte recursos previstos para o semiárido nordestino, que vive o sexto ano consecutivo de seca, enquanto o senador Armando Monteiro apelava ao ministro Hélder Barbalho para colocar esta obra entre as prioridades de sua pasta. Este empenho coletivo faz supor que até dezembro a Adutora estará concluída.
Paulo Câmara e Armando Monteiro fizeram gestões em Brasília em prol da Adutora do Agreste
A palavra da discórdia
Autor do substitutivo, emendado pela Câmara, que regulamentava o Uber no Brasil, o deputado Daniel Coelho (PSDB) culpa o PT pela sua “desfiguração”. No texto de sua autoria, o Uber era descrito como “transporte remunerado individual privado”. Emenda do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) suprimiu a palavra “privado”, o que, segundo Daniel, nivelou o Uber aos táxis comuns.
Atraso > Políticos do Ceará iniciaram uma ofensiva pela conclusão das obras do Eixo Norte da transposição, que levará água do São Francisco àquele Estado a partir da cidade de Cabrobó (PE). O que se diz por lá é que só 52% das obras estão concluídas, o que impediria sua inauguração até dezembro como promete o ministro Hélder Barbalho.
Decolagem > Deputados do PSB-PE veem com simpatia aliança com o PSDB em 2018 para apoiar Geraldo Alckmin a presidente da República, desde que ele cresça nas pesquisas. Se continuar com 1% em Pernambuco, dizem, melhor mesmo é marchar com Lula, já que político não se suicida.
Protesto > Com apoio do prefeito Raimundo Pimentel (PSL), comerciantes de Araripina fizeram ontem um protesto na cidade contra a violência, que aumentou não apenas lá mas em toda a região do Araripe.
Esplanada > O prefeito de São Lourenço, Bruno Pereira (PTB), fez sua terceira viagem a Brasília atrás de recursos e lá peregrinou por vários ministérios ao lado do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB).
Desde que > De olho nas eleições de 2018, a maioria dos deputados da base governista tem negado apoio ao projeto de reforma previdenciária do governo Temer. Dos 25 de Pernambuco, por exemplo, nenhum faz a defesa enfática do projeto. Dizem que são a favor, “desde que...”
Paulada > A decisão do STF de que policiais civis se equiparam aos militares, e estão impedidos pela Constituição de fazer greve, “quebrou” as pernas do Sinpol que é um dos sindicatos mais atuantes de Pernambuco. Mesmo assim, a categoria sairá às ruas do Recife no próximo dia 28 para protestar contra a reforma da Previdência.
Por: FolhaPE

Nenhum comentário:
Postar um comentário