SERTÃO ONLINE

SERTÃO ONLINE
(MAIS QUE INTERNET) CLICK NA IMAGEM PARA IR AO INSTA

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Família de itapetinenses que testaram positivo para Covid-19 divulga nota de esclarecimento sobre o caso

“Nós familiares de Clécio Dâmocles, falecido no dia 17 de abril, que teve o resultado do exame positivo para Covid-19, viemos a público esclarecer algumas informações a fim de tranquilizar a população itapetinense, que a certo ponto encontra-se apreensiva em relação ao medo que haja contaminação de outras pessoas da cidade, uma vez que o irmão de Clécio, que estava de acompanhante, também testou positivo para a doença.
Esclarecemos que Clécio Dâmocles deu entrada no dia 03 de março de 2020 no Hospital Getúlio Vargas, em Recife, para tratamento de outros problemas de saúde. Cabe informar que no dia 13 de abril, mais de um mês após o internamento, é que foram detectados pelo hospital os primeiros sintomas do Coronavírus, como tosse e desconforto respiratório, evoluindo para dispneia e saturação 86%. Sendo assim, afirmamos que ele contraiu a doença em Recife.
Após a apresentação dos sintomas, Clécio foi levado para o isolamento e posteriormente transferido para a UTI do Hospital Otávio de Freitas, também no Recife, onde faleceu na sexta-feira dia 17/04/2020.
O seu sepultamento aconteceu em Itapetim no domingo seguinte, dia 19/04/2020. O enterro foi realizado obedecendo todos os cuidados e protocolos determinados pelos órgãos de vigilância em saúde.
A única pessoa da família que teve contato com Clécio depois do internamento em Recife foi o irmão dele que estava como acompanhante. Depois que Clecinho apresentou os sintomas e foi para o isolamento, o irmão também ficou isolado no Recife para cumprir o período da quarentena dos 14 dias como determina os órgãos de saúde.
Passado os 14 dias, o irmão e acompanhante de Clécio voltou para Itapetim, chegando à cidade somente na noite desta terça-feira 28/04/2020, em carro da família, e com autorização da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta quarta-feira 29/04/2020, mesmo estando assintomático, mas por ter tido contato direto com Clécio, ele foi submetido ao teste rápido onde também teve resultado positivo para o coronavírus.
Desta forma, esclarecemos ainda, que as únicas pessoas que tiveram contato com ele depois que chegou a Itapetim foi a mãe, uma tia, o marido da tia e uma amiga da família.
Vale ressaltar, que tanto o paciente quanto as pessoas que estiveram com ele, estão em isolamento social.
Em relação à saúde do paciente, informamos que ele se encontra bem, até porque não apresentou sequer um único sintoma da infecção.
A Secretaria Municipal de Saúde está dando total apoio e também tomou todas as providências relacionadas ao isolamento social do paciente e da família, além do monitoramento a todos que tiveram algum tipo de contato com ele.
Por fim, pedimos a toda população que respeite as normas de saúde e cumpra o isolamento social, saindo de casa apenas quando for necessário. Só sabemos o quanto é difícil lidar com esse vírus, quando vemos alguém que amamos partir por causa dessa doença que não escolhe a quem atacar.”
A família
Via: Repórter do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem de 26 anos falece após luta contra sintomas gripais

  Nesta quinta-feira, (18/04), São Julião lamenta a perda prematura de Thadeu Reginaldo, cuja batalha contra sintomas gripais terminou em tr...