Uma pesquisa realizada pelo Observatório Febraban e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) levantou o perfil ideal dos candidatos buscados pela população do Nordeste nas Eleições 2024. O relatório apontou que 60% dos eleitores nordestinos almejam renovação do quadro público e devem escolher nomes estreantes para o cargo de prefeito em seus respectivos municípios.
A maior parte dessa fatia diz preferir alguém que tenha experiência política, mas que não tenha exercido cargo majoritário anteriormente. Uma menor parte desse grupo busca um nome definitivamente novo para a empreitada, mesmo que sem histórico na administração pública.
Para o eleitorado nordestino, o principal critério na hora da escolha de um candidato é a sua lista de propostas de gestão, com 38%. Em seguida, os eleitores levam em consideração a experiência administrativa do postulante (28%), o desempenho na campanha e nos debates (22%) e os apoios políticos da chapa (7%).
"As eleições municipais são as que têm maior preocupação do eleitor com sua realidade. Isso aumenta o entendimento de que é preciso ser muito responsável na escolha de representantes que irão executar as políticas e ações que afetam suas comunidades nos próximos anos”, avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.
Mais da metade dos entrevistados informou não enxergar o gênero do candidato ou candidata como fator determinante na hora da escola. Apesar disso, 26% afirmaram preferir candidatos homens, enquanto 15% disseram ter preferência por mulheres no pleito.
Segundo a pesquisa, 83% afirmaram ser indiferentes ao fato de o candidato ser da mesma religião que a sua, embora 13% tenham respondido que a religião é um fator muito importante na hora da escolha do voto.
O relatório também apontou que o nordestino vai se basear principalmente nos debates televisivos para definir seu candidato. Em seguida, os eleitores usarão conteúdos veiculados nas redes sociais e, depois, as notícias que saem no rádio, televisão e jornais.
Interesse na eleição
A pesquisa também buscou entender o interesse do nordestino a respeito da eleição de outubro. 40% dos participantes declararam que o assunto está "muito presente" nos seus ambientes de convívio social. 32% disseram que "ainda não se fala quase nada" e outros 27% contaram que o tema é comentado "com relativa frequência".
Mais da metade da população aguarda e considera importante a votação para prefeito e vereador, mas esse índice muda entre os cargos. A grande maioria do eleitorado (93%) considera ser importante ou muito importante escolher o prefeito, enquanto a eleição para a Câmara Municipal é encarada com atenção entre 75% dos nordestinos.
O relatório da Febraban também apontou que o interesse pela eleição municipal só é superado pela eleição presidencial. Por outro lado, 23% registraram que a escolha do prefeito é mais importante do que a do presidente da República e outros 9% disseram ser mais importante que a do governador. 14% disseram não ter diferença entre as três instâncias.
Via: Jc Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário