quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Mulheres que se elegeram prefeitas em Pernambuco representam menos de 20% do total; Pajeú tem duas


Houve uma redução de 20% no número de mulheres eleitas para o cargo de prefeita nos municípios de Pernambuco nas eleições 2024. Neste pleito, 28 mulheres foram eleitas gestoras municipais, de um total de 86 candidaturas femininas que concorreram ao cargo. Elas representam 18,54% dos 179 eleitos no primeiro turno. No estado, as mulheres são 3.818.448 do eleitorado pernambucano, e representam 53% do total.

No entanto, o número de mulheres no comando das prefeituras pode aumentar, pois no município de Olinda, a candidata Mirella Almeida (PSD) disputa o segundo turno com Vinicius Castello (PT). A eleição acontece em 27 de outubro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento, Pernambuco conta com 179 eleitos e eleitas, pois três municípios estão com os resultados sub judice – quando ainda será analisado se os candidatos mais votados poderão assumir o cargo; e em duas cidades haverá segundo turno da eleição. Do total contabilizado, 151 são homens e 28 são mulheres.

Entre as 28 já eleitas, duas estão no Pajeú, uma é atual prefeita de Serra Talhada, maior cidade da região, que se reelegeu para o cargo e a outra é Aline Karina, primeira mulher eleita prefeita de Itapetim.

Com informações do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A cidade perdida de Atlântida pode estar nas Ilhas Canárias

  A cidade perdida de Atlântida pode ter sua localização em um lugar remoto, na bacia do Atlântico, a poucas braçadas da costa de Lanzarote,...