Arqueólogos encontraram uma rara imagem de Jesus Cristo como o “Bom Pastor”, na cidade de Iznik, na Turquia.
Com um estilo de arte romano, a pintura é provavelmente do começo da era cristã na Ásia Menor e exibe um Jesus jovem, de cabelo curto, sem barba, segurando uma ovelha nas costas. Erdogan, presidente da Turquia, deu ao Papa Leão XIV um azulejo que replica o mural encontrado em uma tumba de Hisardere.
Coberta de flores e animais, o afresco é o primeiro achado fora da Itália, de uma época em que a cruz ainda não tinha se tornado um símbolo do cristianismo. Segundo o Middle East Eye, autoridades do vaticano ficaram chocadas com a descoberta. No lado oeste da tumba, os profissionais encontraram imagens de um casal, e crê-se que sejam os ocupantes do túmulo.
Imagem de Jesus é encontrada
Ao todo foram achados 5 esqueletos, dois ainda em caráter indefinido, contudo os outros três são de dois jovens adultos e um bebê de 6 meses.
O Bom Pastor é uma passagem encontrada em João 10:1–21 onde Jesus surge como o “bom pastor” que dá a sua vida por suas ovelhas. A mesma metáfora é encontrada no Salmo 23. Nos Evangelhos, a imagem do “Bom Pastor” surge sempre em referência a Jesus não deixando perder nenhuma de suas ovelhas.
“Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e as que são minhas, me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho também outras ovelhas que não são deste aprisco, estas também é necessário que eu as traga; elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor”, diz o trecho da bíblia.
A imagem do Bom Pastor é a representação de Jesus mais comum achada na arte cristã antiga nos sepulcros de Roma.
Via: Blog do Cauê

Nenhum comentário:
Postar um comentário