terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Documento com ‘mandamentos’ de facção é encontrado em presídio de Irecê; veja as regras


 Um documento com regras de convivência e ordens internas para os presos do Conjunto Penal de Irecê (CPIr) foi apreendido, neste sábado (17), durante uma revista na Galeria C do presídio. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Informações preliminares apontam que essas regras foram escritas por integrantes da facção Bonde do Maluco (BDM). A Seap, no entanto, não confirmou a autoria.

No documento, escrito a mão em duas folhas de papel, constam normas que deveriam ser seguidas por todos os internos, como a proibição de roubo dentro do pavilhão, o silêncio a partir de determinado horário e até o dia específico para a masturbação. Confira as regras abaixo.

Segundo a secretaria, “as anotações não condizem com as diretrizes da Seap, evidenciando tentativas de organização paralela e de imposição de normas incompatíveis com a gestão prisional e com a legalidade”.

Além do documento, foram apreendidas aproximadamente 30 armas artesanais, confeccionadas com lâminas improvisadas, pedaços de madeira, escovas e materiais plásticos adaptados, além de fios e fitas utilizados para empunhadura.

Após a conclusão da revista, os presos foram realocados de forma ordenada para as suas celas. Já o material apreendido foi encaminhado para as autoridades competentes. Não foi informado quais medidas foram tomadas quando ao conjunto de regras imposto pelos internos no local. 

Via: Correio 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOMBA! Ministros de Lula defendem prisão domiciliar para Bolsonaro: “Por que o Collor está em casa e Bolsonaro não?”

  Alguns ministros do governo Lula começaram a defender, em conversas reservadas, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre...