quarta-feira, 3 de junho de 2026

MP enquadra delegado e pede que Justiça proíba oficial de divulgar informações de operações

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) recomendou que o delegado Charles Pessoa interrompa a divulgação de conteúdos nas redes sociais relacionados a prisões, investigações e operações policiais em suas redes sociais. 

A medida foi expedida pelo Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) e publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público nesta terça-feira (2).

Segundo o órgão, o delegado deve se abster de publicar imagens ou informações envolvendo presos, investigados, custodiados e abordados pela polícia, além de evitar a divulgação de interrogatórios, confissões, apreensões de armas e drogas, diligências em andamento e qualquer conteúdo que possa comprometer investigações ou direitos fundamentais dos envolvidos.

A recomendação também estabelece que a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, a Delegacia-Geral e a Corregedoria da Polícia Civil adotem, em até 20 dias, medidas para regulamentar o uso das redes sociais por policiais civis no estado.

Além das orientações gerais, o MPPI determinou que Charles Pessoa deixe imediatamente de publicar, republicar ou incentivar a divulgação de conteúdos considerados irregulares. 

O documento ainda reprova o uso da função policial, de fardas, viaturas, armamentos e símbolos institucionais para fins de promoção pessoal, monetização, publicidade ou patrocínio nas plataformas digitais.

O Ministério Público também recomendou que o delegado não autorize a produção ou divulgação desse tipo de conteúdo por policiais, assessores, cinegrafistas, influenciadores ou terceiros.

Além disso, o órgão orientou a preservação de arquivos, links, registros de alcance e dados de monetização relacionados às publicações que são alvo de apuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após levar soco ao defender mulheres de assédio. Veja

  Um homem de 57 anos morreu após ser agredido ao defender duas mulheres que estavam sendo importunadas sexualmente por um desconhecido na m...