sexta-feira, 26 de abril de 2019

Entrevista de Lula com imprensa acontecerá nesta sexta-feira

Entrevista do ex-presidente está prevista para acontecer nesta sexta-feira (26) em Curitiba  / Foto: Agência Brasil
Entrevista do ex-presidente está prevista para acontecer nesta sexta-feira (26)
 em Curitiba - Foto: Agência Brasil

Após a Polícia Federal autorizar, nesta quinta-feira (25), a presença de jornalistas de outros veículos de comunicação em uma entrevista com o ex-presidente Lula, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu proibir a presença de jornalistas que não sejam da Folha de S.Paulo e do jornal El País. A entrevista está prevista para acontecer nesta sexta-feira (26), às 10h, em Curitiba.
Os dois veículos conseguiram autorização para encontrar com o petista por meio de uma solicitação feita e, anteriormente negada pela Justiça Federal do Paraná, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao organizar a entrevista com Lula, o superintendente da PF no Paraná, Luciano Flores Lima, decidiu autorizar a presença de outros jornalistas no encontro porque é necessário respeitar os "direitos constitucionais relativos ao livre exercício da profissão e liberdade de imprensa". Em ofício, Lima argumentou também que precisava dar "publicidade de atos administrativos que não estiverem sob necessidade de sigilo".
No entanto, para o ministro, a iniciativa da Polícia Federal é uma "franca extrapolação dos limites de autorização judicial em questão". "A liberdade de imprensa, apesar de ampla, deve ser conjugado com o direito fundamental de expressão, que tem caráter personalíssimo, cujo exercício se dá apenas nas condições e na extensão desejadas por seu detentor", disse Lewandowski.
Por meio de uma nota, a Superintendência da PF disse que "há que ser cumprida a decisão judicial no sentido de permitir somente os jornalistas autores da ação judicial''.

Resposta


A decisão do superintendente gerou reclamação por parte da assessoria de imprensa do ex-presidente. Segundo a assessoria, a medida significaria a "constituição de uma plateia para jornalistas convidados'' e iria desrespeitar a Folha de S.Paulo e o El País, que ficaram sete meses sem conseguir uma entrevista com o petista por conta de uma liminar pelo ministro do STF Luiz Fux.
Em setembro de 2018, Fux suspendeu uma decisão do próprio Lewandowksi, que autorizava entrevista à Folha.

Fonte: JC Online
Com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CABO DENIS CONSTRÓI PARQUE PARA AS CRIANÇAS E PESSOAS DA TERCEIRA IDADE NO SÍTIO MALHADA DE SÃO VICENTE

Em mais um projeto social criado pelo cabo Denis, no grupo do sítio malhada, zona rural de São Vicente, as crianças e as pessoas da melhor i...