sexta-feira, 21 de março de 2025

Astronautas “presos” no espaço voltaram para a Terra depois de 9 meses

 

Por vários anos, os humanos sonham em viver no espaço e, graças ao lançamento de uma Estação Espacial Internacional (ISS), as pessoas começaram a entendê-lo. Por mais que seja algo super interessante sair da Terra, as pessoas querem voltar para a Terra. No entanto, esses astronautas estão presos na ISS há nove meses.

Barry Willmore e Suni Williams, teoricamente, voltariam no dia 12 de junho de 2024. Contudo, a cápsula da Boeing, que os levou até a ISS, teve problemas com os propulsores e, por conta disso, não foi usada na viagem devolta.

Finalmente, depois de meses de especulações e expectativas, os astronautas presos no 
espaço voltaram para a Terra. No início da noite dessa terça-feira, a cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, pousou nas águas do Golfo do México, perto de Tallahassee, na Flórida. Chamado de amerissagem, esse processo é um pouso controlado de um veículo espacial no mar.

Astronautas presos no espaço voltam para Terra

G1

O começo de tudo foi uma missão que, em teoria, duraria oito dias, mas acabou sendo prolongada por nove meses. Para se ter uma noção, ao todo, os astronautas ficaram “presos” no espaço durante 286 dias. Mesmo que seja uma grande quantidade de dias fora da Terra, essa estadia deles não bateu o recorde que pertence ao astronauta Frank Rubio com 371 dias seguidos em órbita.

G1

A cápsula que levou Willmore e Williams para o espaço teve seu retorno adiado indefinitivamente e, com isso, a solução foi embarcá-los na cápsula Dragon Freedom, da SpaceX. Ela desacoplou da ISS na madrugada dessa terça-feira.

Além dos astronautas presos no espaço por nove meses, estavam a bordo da cápsula os astronautas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, participantes da missão Crew-9.

A volta deles para a Terra teve várias fases críticas, como por exemplo, o desacoplamento da estação, várias manobras orbitais para conseguir posicionar a cápsula de forma correta, a queima de reentrada para desacelerar a nave e, finalmente, a descida controlada até o oceano com paraquedas.

Ao todo foram 17 horas para que os astronautas presos no espaço voltassem à Terra, isso desde o fechamento da escotilha até a amerissagem nas águas da costa da Flórida.

De volta ao nosso planeta, Suni Williams tem ao todo 322 dias no espaço e o recorde feminino de nove caminhadas espaciais. No caso de Barry Willmore, ele tem mais de oito mil horas de voo e já foi em duas missões espaciais.

Embora a missão dos dois fosse de oito dias, nesse tempo no espaço os astronautas trabalharam na ISS e ajudaram nas pesquisas científicas e manutenção.


Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instituto Opinião aponta Aline Karina com 90% de aprovação em Itapetim

Segundo levantamento do Instituto Opinião, os primeiros 100 dias da gestão da prefeita Aline Karina (PSB), de Itapetim, tem 90% de aprovação...