Um estudo do Colegio Actuarios de Cataluña aponta que o mês de nascimento de um indivíduo pode influenciar em seu tempo de vida. Na pesquisa, foram analisados os dados de mais de 17 milhões de pessoas, e aponta que a expectativa de vida tem relação com o período ao nascer.
De acordo com o levantamento, pessoas nascidas entre janeiro e abril têm mais chances de viver até os 100 anos. Os especialistas apontam que o motivo para essa correlação possa ser à exposição a infecções sazonais, ocorridas em determinadas épocas do ano.
Para além desses fatores, a prova da influência do calendário está em diversos lugares do mundo. Nascida em março, María Branyas foi a pessoa mais velha do mundo até o seu falecimento em agosto com 117 anos.
Outro exemplo de longevidade é a francesa Jeanne Louise Calment, morta em 1997 aos 122 anos. Nascida em fevereiro, Jeanne passou 62 anos na terceira idade, conheceu o pintor Van Gogh, além de ter morrido após sua filha e seu neto. Com muita vitalidade, andou de bicicleta até os 100 anos, morou sozinha até os 110 e só precisou de uma cadeira de rodas quando já tinha 114. Além disso, detém o título de pessoa mais longeva da história.
Assim como Jeanne, outro francês nascido em fevereiro é exemplo para o estudo. Trata-se de Pere Codorniu, de 105 anos.
Conforme aponta o estudo, os nascidos de janeiro vivem cerca de 40% a mais que os nascidos em julho.
Sociedade atual no radar
Para além da longevidade, o desenvolvimento físico na infância e adolescência também está associado à data de nascimento, podendo ser observado esse feito a partir do princípio que atletas como Alexia Putellas, Cristiano Ronaldo e Simone Biles nasceram nos primeiros meses do ano.
Segundo um dos atuários envolvidos na pesquisa, países com Reino Unido e Estados Unidos tem sua legião de centenários nascida em sua maioria entre os meses de setembro e novembro.
Segredos para a longevidade
Atividades físicas associadas a uma alimentação regrada são as bases para aumentar a perspectiva de vida. Da mesma forma, cuidados com a saúde mental, evitando o estresse e prezando pela higiene da mente.
Via: Bnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário